sábado, 9 de outubro de 2021

Um pouco de cultura...

 REI  D. DINIS


D. Dinis nasceu a 9 de outubro de 1261, filho do rei Afonso III de Portugal e de sua esposa Beatriz de Castela. Pertenceu, pelo lado paterno, à Casa Real Portuguesa, descendente direta da Casa Ducal da Borgonha. Pelo lado materno, descendia de importantes personalidades como Afonso X de Castela (seu avô), de Henrique II de Inglaterra e de Filipe da Suábia.

Foi o sexto rei de Portugal, subindo ao trono ainda com 17 anos, reinando ao longo de 46 anos.

Em 1282, desposou Isabel de Aragão, que ficaria conhecida como Rainha Santa Isabel.

Procedeu a relevantes reformas judiciais, instituiu a língua portuguesa como língua oficial da corte, criou a primeira Universidade portuguesa, incentivou a agricultura…

A cultura foi um dos seus interesses pessoais.

A língua galego-portuguesa, derivada do latim vulgar, desenvolvera-se pelo menos desde o século X e,  em 1290, Dinis declara o galego-português como língua oficial do Reino de Portugal.

Além de ser um dos primeiros poetas e defensores da Língua Portuguesa, D. Dinis foi um Rei que mostrou uma grande inteligência e visão para o futuro em termos de Educação.

Também em 1290, criou em Lisboa o “Estudo Geral”, situando-se no atual Largo do Carmo, onde se ensinavam as Artes, o Direito Civil, o Direito Canónico e a Medicina.

Em 1308, esta instituição foi oficialmente transferida para Coimbra e, mais tarde, foi designada de Universidade. Esta foi transferida entre Lisboa e Coimbra várias vezes, estando instalada definitivamente em Coimbra desde 1537, por decreto do seu descendente, João III de Portugal.

Foi cognominado “O Lavrador” por ter mandado plantar o pinhal de Leiria e “O Rei-Poeta”,  devido à sua obra literária e musical.

Faleceu a 7 de janeiro de 1325, em Santarém.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário