terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O Teatro vem à Escola...

... desta vez para representação da peça "O Principezinho", no âmbito do Projeto Saltimbanco, da Associação Artística etcetera.
Um dos objetivos deste Projeto é «mostrar aos espetadores mais jovens que o teatro pode ser divertido e criativo, ao mesmo tempo que se transmitem valores e se criam momentos memoráveis num espaço que vão lembrar para toda a vida... a sua escola.»



«A sinopse e a peça 
Este clássico da literatura infantil, recomendado pelo programa nacional de leitura, foi escrito por Antoine de Saint-Exupéry. Conta a história de um menino que vivia sozinho num asteróide e que passava os seus dias a limpá-lo e a cuidar de uma bonita, mas arrogante, rosa. Ao decidir viajar pelo Universo, o Principezinho conhece muitas personagens e vai entendendo o significado da amizade e a insignificância dos gestos das chamadas "pessoas grandes" que se esquecem da máxima “o essencial é invisível aos olhos”. Em diálogo com o aviador, sem querer, limitando-se a ser menino, evoca os valores que deveriam ser os essenciais da vida.
A adaptação desta obra para peça de teatro feita pela ETCetera Teatro, procura retractar a essência do livro, transmitindo a sua moral, de forma simples e dinâmica. Ao longo de 40 minutos, a peça apresenta-se como um misto entre peça de teatro e peça de marionetas, uma vez que a personagem do Principezinho é apresentada como uma marioneta de 1,5m de altura que contracena com os actores.
No sentido de criar aproximação e interacção, reservamos um momento no fim do espectáculo para responder a perguntas colocadas pelos alunos, parte que consideramos importante para a aproximação da criança/jovem à cultura.»  Etcetera Associação Artística

Sem comentários: