quinta-feira, 16 de maio de 2013

Miguel Torga - Autor do Mês



Miguel Torga é o pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha (São Martinho de Anta, 12 de Agosto de 1907 – Coimbra, 17 de Janeiro de 1995). Este notável escritor adotou o pseudónimo “Miguel” em homenagem a dois grandes autores: Miguel de Cervantes e Miguel de Unamuno. Torga é uma planta brava da montanha que consegue criar raízes fortes sob as rochas.


Em 1928 entra para a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e publica o seu primeiro livro de poesia. É em Coimbra, onde vai exercer a sua profissão de médico a partir de 1939, que escreve muitos dos seus livros. Também exerceu a profissão de médico de clínica geral em São Martinho, sua aldeia natal, mas foi em Coimbra que exerceu a especialização em otorrinolaringologia, em1941.

Nunca gostou da fama do mundo, fugindo dos meios das elites pedantes, mas deu consultas médicas gratuitas a gente pobre e foi reconhecido pelo povo como um homem de bom coração e conversador.

No tempo do salazarismo foi preso por exprimir as suas ideias. Pensou em sair do país, mas não o fez por amor a Portugal.

Toda a sua obra, embora multifacetada, é a expressão de um escritor enternecido pelo ser humano.

Faleceu em Janeiro de 1995. A sua campa rasa, em São Martinho de Anta, tem uma Torga plantada a seu lado em honra ao poeta.

Para saber mais sobre a sua vida e obra, consulta o site "Bibliotecas do Concelho de Arganil" 


Sem comentários:

Enviar um comentário